quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Entre frases e parágrafos

  Oi gente! Bom, como o computador tem sido a única coisa para fazer pra mim desde um bom tempo, não aguento mais olhar para a cara dele. E eu, que já lia muito antes, agora estou devorando livros, então é sobre isso que eu vim falar aqui hoje. Os livros que eu ando lendo recentemente.


  Ok, eu comecei a escrever esse post as 21:37 e parei, estou voltando agora as 02:54 da manhã, continuar ele.

  Rangers: Ordem dos Arqueiros  -
              Terra do Gelo



 O terceiro volume da trilogia Rangers: Ordem dos Arqueiros continua no mesmo ritmo. Pra quem gosta de livros épicos, como Senhor dos Anéis, Eragon, O Hobbit, etc, vale a pena ler. Aliás, a editora Fundamento, que é a editora do livro em questão, tem obras muito boas do mesmo gênero, como Deltora Quest e Rowan, O Guardião.
  Mas falando de Rangers - e não culpo se vocês tiverem pensado em Power Rangers, todos fazem isso xD - pra quem não conhece a história, fala de Will, um garoto pequeno e orfão, que cresceu excluido no palácio, que abrigava os orfãos de Araluen. Era atormentado frequentemente por Horace, um garoto da sua idade, mas muito maior e mais forte. Quando eles chegam na idade de assumir um cargo no reino, seus amigos assumem as mais diversas funções, de advogados a cozinheiros, e Horace entra para a escola de cavalaria, que era o sonho de Will. Will, o ultimo a ser selecionado, acredita que não tem qualidade para nenhum cargo, e teme o que pode acontecer a ele por não ter utilidade nenhuma. Mas eis que surge Halt, um dos arqueiros do reino, e após aplicar um pequeno teste no garoto, o chama para ser seu aprendiz. Lendas de todos os tipos cercam os arqueiros, e não são das mais agradaveis, o que faz Will regeitar inicialmente a idéia. Porém, por ser sua única opção, ele passa a morar com Halt em uma pequena cabana, e pratica para se tornar um arqueiro e ser digno de usar a Folha de Carvalho de Prata. E aos poucos, ele descobre que os arqueiros não, nem de longe, tão sombrios quanto dizem os mitos. Mas são ainda mais perigosos do que dizem os boatos.

Fronteiras do Universo - 
A Bússola de Ouro      

   Todos devem conhecer a trilogia Fronterias do Universo. Pelo menos, visto o filme. O livro conta a história de Lyra, uma garota orfã que cresceu na faculdade Jordan, na cidade-universitária de Oxford, Inglaterra. Sua vida era relativamente calma, hora temdo aula com os Catedráticos, hora aprontando com Roger e outras crianças, andando pelo telhado da faculdade, importunando os nômade gípicios, provocando guerras entre as crianças.
  O universo em que a história se passa é bem parecido com o nosso, mas os humanos tem dimons, criaturas que os acompanham desde o nascimento e que estão ligados de forma completa e absoluta a eles - ou, pelo menos, é isso que todos pensavam.
  Quando o Reitor tenta, frustadamente, envenenar Lorde Asriel, tio da garota, ela passa a saber sobre o misterioso Pó; algo cheio de segredos, que é atraido pelas pessoas e, aparentemente, vem da cidade que pode ser vista no céu através da Aurora Boreal. Quando enigmática e encantadora senhora Coulter chega na faculdade Jordan e chama Lyra para ir com ela para Londres, morar com ela e ser sua secretária pessoal, enquanto aprenderia sobre astronomia, geografia, e outras matérias, com o intuito de empreender uma viagem ao Norte, o Reitor entrega para Lyra um aparelho dourado que parece uma bússola: o aletiômetro. Ele diz que o aparelho diz a verdade, mas que Lyra deve aprender a úsa-lo sozinha. O que não é uma tarefa fácil, pois o aparelho conta com quatro ponteiros que podem apontar para qualquer um dos trinta e seis simbolos, cada qual possuindo uma sequencia infinita de significados.
  Crianças começam a ser sequestradas e levadas ao Norte, por uma gangue apelidade de Gloobers pela população britânica. Feiticeiras e ursos de armadura são seres presentes na trama, além de espíritos de todos os tipos.
  O que Lyra não sabe é que seu destino já está traçado, e aquele é só o começo de uma aventura que ela terá que enfrentar junto ao seu dimon Pantalimon, atravessando universos, e, se falhar, poderá ser o fim não só do seu mundo, mas sim de todos os universos existentes.

Carrie, a Estranha

   Que Stephen King é o mestre do terror, todos sabemos. A muito tempo via os livros dele na estante aqui de casa, mas só agora criei coragem para ler. E hoje, pouco antes de voltar a escrever o post, terminei de ler esse livro. Já tinha visto o filme, que é bom, mas não totalmente fiel ao livro.
  Carrie Withe, aos três anos, tinha tudo para ser uma garota comum. Era bonita, delicada e inocente, simpática e alegre. Mas sua mãe, Margareth White, e seu pai, Ralph White, eram dois fanáticos religiosos. Seu pai morreu pouco antes de Carrie nascer, e ela passou a vida inteira com a mãe, que era muito severa e considerava qualquer coisa pecado. Ela era punida frequentemente no armário, onde era trancafiada por horas, até que sua mãe achasse que ela havia redimido seus pecados.
  Carrie cresceu vitima disso tudo, e encontrando a comida como porto-seguro, engordou, ganhou espinhas, e, somados ao tratamento da mãe, ela se tornou uma adolescente que vive sendo importunada pelos colegas da escola. Mas o que ninguém sabe é que Carrie possui um estranho dom, e que esse dom é a arma que ela irá usar para se vingar. Se vingar de todos os anos que passou sendo tratada como uma aberração; todos os anos em que foi submetida a fé sem limites de sua mãe. Se vingar. Se vingar de tudo e de todos. E ai daquele que cruzar o seu caminho.
  Posso dizer que esse é, sem dúvidas, um dos melhores livros que eu já li. O autor escreve de uma forma leve, de modo que a leitura não se torna cansativa, mas sem perder nem um pouco da qualidade. O que, na minha opnião, não é só algo difícil de ser feito, mas um fato importantissimo que garante um sucesso imediato, se somado a uma boa históra. Que, claro, é o caso desse livro.
  Aliás, aconteceu algo bem sinistro enquanto eu tava lendo esse livro. Eu ficava imaginando a música Mother Earth, da Within Temptation pros momentos de climax final, principalmente a parte "until the end time". Ai quando eu terminei de ler o livro, que eu tava pensando nesse trecho da música, uma das lâmpadas do quarto, que vive piscando e apagando, apagou na hora exata que eu terminei de ler, imaginando aquele trecho de música. Na hora deu até um arrepio xD Igual quando essa mesma lâmpada começou a piscar no instante exato em que uma amiga da minha irmã colocou Ativade Paranormal no dvd xD

  O próximo livro que vou ler provavelmente será do Stephen King, mas não sei qual. Quando pegar devolta A Faca Sútil, que emprestei para uma amiga e é o volume dois da trilogia Fronterias do Universo, irei ler também. E espero só juntar um dinheiro para comprar A Hora das Bruxas, da Anne Rice, que é o volume um da trilogia As Bruxas Mayfair, e o único que falta para eu completar a trilogia. Pretendo comprar também A Rainha dos Condenados, outro livro da Anne Rice.
  E como eu já disse, estou devorando livros, então não deve demorar até eu vir fazer outro post parecido com esse.
  Por esse post é isso gente, até o próximo!

Nenhum comentário: