segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Have you lied today?

A sociedade hoje em diaé dominada pelo dinheiro, pela ganancia. Não. Esses são apenas fatores secundários. A sociedade hoje em dia é dominada pelas mentiras. Se você prestar atenção, quase todo o dia você irá dizer uma mentira, mesmo que pequena, ou verá alguem mentindo. Até aqueles mais próximos de você já mentiram para você, acredite, mesmo que não tenha sido nada demais. Duvida? E quando alguem fala com você no MSN e você não tá afim de responder, e depois diz "Oi, tava longe do pc"? E quando chama alguem na sua casa, e só falta explodir de alivio quando a pessoa vai embora? Quando você esconde um namoro? Quando você mente sobre um problema? Quando você diz algo só para não chatear os outros? As pessoas estão mentindo o tempo todo, muitos já tornaram isso um hábito, e nem notam quando dizem uma mentira.

A sociedade é cheia de mentiras. Os empresários que bajulam uns aos outros nas reunioes, mas que não se suportam. Quando você vai a algum lugar por que as regras da sociedade o forçam a isso, mas você não está com a menor vontade? Não precisa ir muito longe: quando aquela pessoa que você odeia está bem na sua frente e você tem que sorrir e dizer um "oi"? Quando você diz que não está com fome por que na verdade não gosta da comida? Quando você é agradavel com uma pessoa e fala mal dela pelas costas? Até mesmo quando você mente para não incluir as pessoas nos seus problemas. A mentira é algo muito comum hoje em dia, chega a fazer parte do nosso cotidiano. Para alguns é rotineiro.

E aqueles que mentem para si mesmos? Aqueles que inventam uma mentira para ele mesmo para fugir da realidade? Aqueles que inventam um mundo inteiro e passam a viver nele, criando mentiras para explicar o que não quer fazer. Alias, que quer fazer sim, mas inventa uma mentira dizendo que não quer e culpa algo imaginário por isso. Quando você sabe que está mentindo, mas faz mente por que é mais convencional? Se as pessoas mentinssem menos, as coisas seriam mais fáceis.

As vezes você chega ao ponto de não poder confiar naqueles que são mais próximos a você, aqueles que você chama de melhores amigos. Você as vezes sabe que está sendo enganado e não diz nada, por que não adianta, a pessoa não vai adimitir. Quando você percebe que não tem com quem desabafar, pois ninguem confia em você para contar um segredo. Você percebe que não pode confiar em alguem que não confia em você. Você percebe que aqueles em que você pode confiar de verdade são poucos.

Os pais dizem "tomem cuidado, amigos existem vários, mas amigos de verdade você conta nos dedos". Nós demoramos para acreditar nisso. Mas é verdade. Você percebe que aqueles que você achava que eram mesmo seus amigos não são o que parecem. Que fora a sua familia, existem poucos com quem você pode contar. E alguns escondem tudo até dos parentes.

Eu sei disso, por que eu mesmo, de amigos, só tem 2 com quem eu posso contar pro que der e vier, que mesmo tendo seus defeitos, mesmmo que me escondam algumas coisas,por que é fato, sempre você vai esconder algo de alguem, é inevitavel. Mas mesmo assim, eu sei que eu posso contar com esses dois. Um talvez um pouco mais que o outro, mas mesmo assim ^^" Mesmo que um não seja muito bom de conselhos, ele se importa comigo. E mesmo que o outro seja realista, ele diz o que você precisa ouvir. E pra quem não sabe, amigo de verdade não é aquele que le seu blog todo dia, aquele que sempre conversa com você, aquele que le todas as suas fanfics. É aquele que muitas vezes não le nada seu, fala pouco com você, te critica, mas quando você precisar, ele vai estar lá, pronto para te ouvir, mesmo que ele não seja um seguidor do seu blog. São aqueles que agem mentindo o minimo possivel pra você. Se não gostam do seu blog, eles falam. E não pedem que você mude, apenas dizem sua opnião. Mas quando você precisa desabafar, eles estão lá para te ouvir, para te ajudar. Não são aqueles que te impedem de cair, mas sim aqueles que estendem a mão quando você precisa se levantar. Aqueles que te criticam por que sabem que se mentirem você continuará a errar. São aqueles que sabem que você precisa de ajuda sem você dizer. Que te ajudam sem esperar nada em troca. Que te ajudam mesmo quando você não quer pedir ajuda, para não colocar problemas nas costas deles. Aqueles que se importam mesmo com você.

E você, já mentiu hoje?

Nenhum comentário: