domingo, 11 de julho de 2010

A Copa que foi, a Copa que vem, e as Olimpíadas


  A Copa da África do Sul se foi deixando muito mais que vuvuzelas, Jabulani, o polvo ou Mick Jagger. Deixou um novo campeão mundial.
  A Holanda que não perdeu um jogo até a final, a Alemanha que decepcionou nas semi-finais. O periquito, o outro polvo.
  É hora agora de pensar o que será da copa que está por vir.
  O Brasil vai sediar o maior evento esportivo do mundo em 2014, e depois sediará as Olimpíadas em 2016.
  A questão é: O Brasil tem infraestrutura para suportar dois eventos desse tamanho nos dias atuais? A resposta é simples: Não.
  Malha rodoviária, rede hoteleira, aeroportos, nada está preparado para receber o tráfego de pessoas que o Brasil terá nesses dois anos.
  Além disso, a renda média de uma copa do mundo é de 300 milhões de dólares. Um único estádio em construção no Brasil tem custo total de mais de 1 bilhão de reais. Onde está o lucro?
  E onde que o Brasil pode gastar tanto dinheiro, quando grande parte de sua população sofre com a fome? Quando a tantos desabrigados, tanta gente que precisa mesmo desse dinheiro.
  Pense, quantas pessoas poderiam mudar de vida se 1 bilhão de reais fosse distribuido entre as familias de classe baixa? Ao invés disso, todo esse dinheiro será usado para construir um unico estádio.
  Está na hora de o futebol não ser a prioriadade do povo brasileiro.
  Estamos em plena época de eleição e só se fala de futebol!
  Bom, daqui pra frente serão seis anos de uma gastança de dinheiro absurda. Se você está orgulhoso com o dinheiro que o Brasil está investindo na copa, revise seus conceitos.

Nenhum comentário: