segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Merrick - Conheça a enigmática descendente das bruxas Mayfair

  A alguns dias, se não me engano três, em busca de algo para ler, peguei na instante aqui de casa um dos livros da autora Anne Rice, que a muito tempo conhecia por causa de minha mãe, mas que nunca havia de fato lido.
  O livro em questão se chama "Merrick", e posso dizer que é um dos melhores, se não o melhor, livro de vampiros que já li.
  Não sabia de onde começar a falar do livro, e tomarei o cuidado de não dar nenhum spoiler nesse post. Então decidi começar a falar do personagem narrador, David Talbot.
  David é um vampiro transformado a cinco anos pelo grande Lestat, personagem este de outros livros da autora. Tenho que dizer que "Merrick" faz parte de uma série de livros dela, intitulado "Crônicas Vampirescas", mas não é necessário ler os livros anteriores para se entender a história.
  David pertencia a grande ordem Talamasca, um grupo que se auto-demonima investigadores do sobrenatural.
  No passado, ele conheçeu a jovem menina bruxa Merrick, e logo ela o encantou, e o mesmo ocorreu ao seu melhor amigo, Aaron.
  Devo acrescentar que o livro começa do ponto em que David já está transformado em vampiro, em seu reecontro com Merrick, querendo que ela faça um favor a seu amigo, o vampiro Louis, do qual falarei depois.
 
  David se envolveu em uma aventura no passado com um ser nomeado de Ladrão de Corpos, inclusive sendo este um dos livros anteriores da autora.
  Com isso, David perdeu seu corpo já idoso e acabou preso no corpo de um jovem. Conheçeu o vampiro Lestat, que o seduziu com a imortalidade e o transformou.
  Apóis isso, ele não tornou a ver Merrick ou Aaron.
  Conheçeu Louis, outra "cria" de Lestat e logo se tornaram amigos.

  O livro se inicia no reencontro do vampiro com a bruxa, quando ele pede para Merrick invocar o espírito de Cláudia, uma menina transformada em vampiro a muito tempo, por quem Louis havia se apaixonado.
  Merrick muito pensa antes de decidir, e logo nesses momentos inicias fica claro que o sentimento que um nutre pelo outro é algo que brinca entre a linha do amor e amizade.
 
  David então retorna a seu apartamento, e começa a contar a Louis tudo o que ele tem que saber sobre a invencivel bruxa que Merrick é.
  Assim, grande parte da narração é sobre o passado do vampiro, durante sua vida humana, e focada na garota Merrick.
  Mas apesar disso, a história não se torna menos dinamica nem impressionante, nos prendendo a cada instante.

  Unindo muito bem magia à realidade de um modo impressionante, Anne Rice nos presenteia com essa grande obra. E se notarem o jeito que esse post está escrito, vão perceber que me deixei influenciar pelo modo como o texto é narrado, que aliás é muito bom, de um jeito que até as partes menos interessantes são agradáveis de se ler.

  Ao longo da trama nos são apresentados diversos personagens, mas entre eles os que mais me chamaram atenção foram, obviamente, a poderosa Merrick e o enigmático, porém indiscutivelmente invencivel vampiro Lestat.
  E não posso esquecer de citar Grande Nananne, a madrinha de Merrick e que sem dúvida é uma personagem mais misteriosa até que a jovem bruxa.
  A história mistura bruxas a vampiros de um modo incrível. E claro, as partes em que a narração vai para o presente não são menos impressionantes que o passado, e tudo é narrado de um jeito que te prende a cada frase.

  E aqueles que leram ou vão ler o livro vão concordar que durante toda a narrativa, Merrick passa uma imagem de poder absoluto. Seja como bruxa, com suas enigmáticas magias e feitiços, seja como mulher, com sua aparencia encantadora, capaz de prender qualquer um.

  Livro altamente recomendado, uma leitura muito agradável e uma história incrivel. Nunca li livros do autor Andre Vianco para poder opinar, mas para mim, Anne Rice é a maior escritora sobre vampiros de todos os tempos.

2 comentários:

Unknown disse...

Legal!!! pela capa parece ser um livro meio antigo... vou primeiro terminar os de terror q tem aqui em casa e depois vejo esse aí na Saraiva ^^

A liz ta te seguindo lol, ela é minha amiguinhaa

Keiko Sakurai disse...

HEEEYYY Victor!!!!! *-* q blog interessante a pacas!!! UHáaaaaa´´áááá´´aáá aceito seu pedido sim e já coloquei o seu button ò-ó {UA! <--- NÃO LIGUE EU SOU MEIA...LOKA...HEY É A PRIMEIRA VEZ Q EU VEJO ALGUEM Q QUER SE TORNAR JORNALISTA!!!!!! PARABENS E SORTE!!!